Blog
Tudo sobre EPIs descartáveis você encontra aqui em nosso BLOG. Nossos especialistas desenvolvem Conteúdos Exclusivos, para solucionar as dúvidas e curiosidades sobre a SEGURANÇA e QUALIDADE dos materiais descartáveis. Confira a seguir!
Você conhece as vantagens do uso de TNT na confecção dos EPIs?
Na área da saúde uma das principais preocupações é a biossegurança hospitalar, por esse motivo, é importante seguir as medidas que garantam a segurança de todos.
Entre essas medidas estão o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos colaboradores, que visam a proteção de possíveis contaminações. Um dos materiais mais utilizados na confecção desses EPIs descartáveis, como: jalecos, máscaras e macacões, é o TNT (tecido não tecido). Com a pandemia esse material ganhou ainda mais atenção no mercado, principalmente pelo seu custo-benefício.
Confira a seguir as principais vantagens do uso de TNT na confecção do EPI:
Quais as vantagens do EPI de TNT?
Existem diversas vantagens proporcionadas pelas inúmeras possibilidades de itens de EPI elaborados com o TNT, mas, antes de conhecê-las saiba um pouco mais sobre esse material
O TNT é uma sigla que corresponde ao termo tecido não tecido, essa identificação se dá porque esse material não é submetido aos processos têxteis comuns como o da tecelagem e fiação, assim ele não necessita de tear para ser confeccionado e como a sua matéria-prima é o polipropileno, as fibras são aglomerada por meio do calor.
Entre as principais vantagens dos EPIs confeccionados com TNT estão:
Possuem resistência aos fungos e bactérias:
A grande maioria dos materiais fabricados com TNT possuem mais de uma camada e podem ser considerados semipermeáveis, impedindo a passagem de gotas de fluidos e partículas que possam estar contaminados.
Assim realizam o filtro adequado para impedir a passagem de bactérias e fungos sem comprometer ou dificultar a respiração da pessoa que está utilizando.
Sem risco de intoxicação
Como o TNT é fabricado 100% com fibras de polietileno, ele é considerado atóxico, não provoca intoxicação, o que possibilita ao colaborador usá-lo com segurança e garantir a proteção necessária.
Podem ser esterilizados se necessário
Os materiais hospitalares produzidos com o TNT também podem ser esterilizados, o que é muito importante, principalmente em ambientes hospitalares em que o risco de contaminação é maior.
Custo-benefício
Por ser um material que não demanda um alto custo de fabricação, o TNT tem um excelente custo-benefício, o que o torna a solução mais viável para ambientes hospitalares.
Meio ambiente
O TNT não é reciclável, porém, é extremamente benéfico para a natureza, por conta da sua decomposição que ocorre muito mais rápido que os outros materiais que se encontram no mercado, variando entre 6 meses a um ano. O descarte desses materiais também é realizado de forma simples e efetiva.
Na Amédica você encontra toda a linha de Equipamentos de Proteção Individual necessários para garantir a proteção e saúde dos seus colaboradores, conheça os nossos produtos.