Blog

Tudo sobre EPIs descartáveis você encontra aqui em nosso BLOG. Nossos especialistas desenvolvem Conteúdos Exclusivos, para solucionar as dúvidas e curiosidades sobre a SEGURANÇA e QUALIDADE dos materiais descartáveis. Confira a seguir!

default/image/icon.png

Blog

A seguir você confere as notícias, matérias e curiosidades sobre equipamentos de proteção (EPI) Odonto-Médico Hospitalares Descartáveis e outros cuidados para sua saúde e segurança.

default/image/separador.png

Categorias

Quais os principais cuidados ao utilizar o EPI descartável de TNT?

Quais os principais cuidados ao utilizar o EPI descartável de TNT?
COMPARTILHE

Em qualquer ambiente clínico-hospitalar é possível notar a preocupação com a proteção e segurança tanto dos colaboradores quanto dos pacientes, entre as principais medidas tomadas na área da saúde está a utilização de Equipamentos de Proteção Individuais, conhecidos como EPIs. 

Mas para que realmente exista segurança e proteção é necessário fazer a utilização e armazenação correta desses equipamentos. Continue a leitura para saber quais são os principais cuidados que você precisa ter com o EPI descartável de TNT. 


O que são EPIs descartáveis?

Antes de falar sobre os principais cuidados ao utilizar os EPIs descartáveis precisamos compreender quais são eles. 

Em geral, os equipamentos descartáveis são aqueles de uso único e individual, e podem ser feitos de diversos materiais, entre eles o TNT (tecido não tecido). Os principais produtos que entram nessa categoria são: 

Apesar de serem de uso único, os EPIs descartáveis podem apresentar uma maior segurança com um  custo menor se for comparado ao EPI reutilizável. 


Os EPIs descartáveis são confiáveis?

Uma dúvida comum entre os clientes é sobre a qualidade dos EPIs descartáveis de TNT, afinal, são produtos importantes para garantir a segurança e proteção na área da saúde. O equipamento de proteção individual segue rígidos padrões de qualidade.

Atualmente existem diversas opções no mercado, inclusive com níveis diferentes de qualidade, por isso é necessário ficar atento à algumas especificações quando for realizar a compra, como: 

  • Gramatura; 
  • Espessura; 
  • Material utilizado na confecção. 


Quais os principais cuidados ao utilizar o EPI descartável?

Agora que você compreendeu o que realmente são os EPIs descartáveis é hora de conhecer os principais cuidados que precisa ter ao utilizar esse equipamento. 

Confira abaixo o que fazer para manter a Biossegurança nos ambientes clínicos e hospitalares: 

Siga as instruções do fabricante

Como qualquer outro equipamento de proteção individual, o EPI descartável de TNT vem com as orientações de fábrica, seguir essas orientações são de extrema importância para garantir a segurança e proteção no ambiente laboral.

Não reutilize o EPI descartável 

Não é recomendado a reutilização dos EPIs descartáveis, principalmente porque podem colocar os colaboradores em risco e gerar problemas como a contaminação cruzada, o que pode ser evitado com a utilização correta e o treinamento do uso do  EPI.

Garantir o acesso aos EPIs é fundamental para a segurança no ambiente clínico-hospitalar tanto dos colaboradores quanto dos  pacientes. 

Faça o treinamento do EPI 

É muito importante que os colaboradores tenham o treinamento adequado quanto ao uso e descarte dos equipamentos de proteção individual. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possui uma série de práticas estabelecidas para dispor desses materiais com toda a segurança. 

Armazene adequadamente

Saber como armazenar os EPIs evita possíveis contaminações ou danos ao material. Você precisa estar atento se o produto está abrigado do calor, da umidade e longe de objetos como os pontiagudos que podem danificar alguma coisa. 


Principais erros ao usar um EPI descartável

Mesmo com todas as recomendações de utilização correta dos EPIs muitos colaboradores cometem erros ao utilizar esses equipamentos, entre os mais comuns estão: 

Tamanho errado 

Um dos erros mais frequentes é o uso do tamanho errado do EPIs, esse é um dos fatores que podem aumentar o risco de acidentes no ambiente laboral. 

Desconhecer os riscos do trabalho 

Todos os colaboradores em um ambiente hospitalar ou clínico precisam conhecer os riscos aos quais estão expostos, quando isso não ocorre eles ficam mais suscetíveis a utilizar os EPIs de forma errada.

Retirar os EPIs durante um trabalho 

Algumas pessoas cometem um erro bastante perigoso que é retirar o EPI durante um trabalho, isso pode colocar em risco a execução da atividade além dos outros profissionais que podem estar no mesmo nível de risco de acidente. 

Utilizar os EPIS vencidos 

É muito importante estar atento à data de vencimento dos EPIs, pois o uso fora do prazo de validade pode colocar em risco a segurança e integridade do colaborador. 


Como realizar o descarte adequado dos EPIs?

Dentro das determinações da ANVISA os EPIs são divididos em duas categorias: 

  • Resíduos Classe I (perigosos): são resíduos que precisam ser encaminhados para empresas especializadas no descarte, incineração, reprocessamento ou aterro;
  • Resíduos Classe II (não perigosos): são resíduos que podem ser descartados no lixo comum. 

É  importante sempre consultar o fabricante a respeito do descarte do EPI caso haja alguma dúvida.

Conte com fornecedores especializados para ter todo o suporte e treinamento para os seus colaboradores. Na Amédica oferecemos os necessários EPIs para manter a segurança e proteção em ambientes clínico-hospitalares, conheça a nossa linha completa de produtos.